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Eduardo Consiglieri Pedroso é a cara da Médis, a seguradora saúde do Grupo Ageas Portugal que vai alargar serviços para além dos seus clientes. Explica como vai ser e porque acredita ser possível. Fonte: ECO Seguros

Eduardo Consiglieri Pedroso, Chief Healthcare Ecosystem Officer da Ageas Portugal: “A grande inovação foi a construção de uma rede de cuidados aberta a todos, independentemente de terem ou não seguro Médis”.

O administrador Eduardo Consiglieri Pedroso, Chief Healthcare Ecosystem Officer da Ageas Portugal, grupo que também inclui como seguradoras a Ocidental Vida, a Ageas Seguros e Seguro Directo, anunciou que vai alargar o atendimento a um público que não é cliente da companhia. Este alargamento confirma o interesse do grupo em, para além de financiador de saúde através dos seguros que faz, ser também um prestador de cuidados do setor privado, complementando o Serviço Nacional de Saúde.

Em entrevista a ECOseguros, dá a conhecer como a Médis quer montar um convívio entre os clientes e não clientes sem prejudicar ninguém.

O que quer dizer a criação de um novo sistema de saúde para todos? Apenas se refere à rede de clínicas? Está relacionado com seguros?

A criação de um novo sistema de saúde para todos significa uma transformação profunda no posicionamento da Médis. Deixámos de ser apenas uma seguradora dedicada ao financiamento da saúde para nos tornarmos um verdadeiro sistema de saúde disponível a toda a população. Isto vai muito além do seguro: atualmente, a Médis oferece diversos serviços de saúde digital e de proximidade, acessíveis mesmo a quem não tem seguro Médis. Exemplos disso são as teleconsultas através do Médico Online e as Clínicas Médis, que abrangem áreas como saúde oral, medicina física e de reabilitação (fisioterapia) e, em breve, gastroenterologia. Este novo posicionamento resulta de um trabalho intenso de reorganização e transformação, sempre com o objetivo de ajustar os nossos serviços às necessidades do sistema de saúde em Portugal.

A rede da Médis fica disponível a todos, mediante o pagamento do serviço?

É importante distinguir a rede exclusiva do seguro – composta por serviços de saúde e bem-estar acessíveis apenas a quem tem seguro, com financiamento ou preço convencionado pela Médis – e os serviços de prestação de cuidados de saúde proprietários, abertos a todos. Neste último caso, qualquer pessoa pode aceder à nossa rede proprietária, de quase 50 clínicas espalhadas pelo país, nas especialidades de saúde oral, medicina física e de reabilitação e gastroenterologia, mediante o pagamento do serviço. Só na saúde oral, atendemos cerca de 600 Clientes por dia, enquanto na medicina física e de reabilitação ultrapassamos os 4.000 clientes diários. É indiscutível que somos líderes de mercado nesta área. Nas teleconsultas, o nosso Net Promoter Score, indicador de satisfação, lealdade e recomendação, situa-se nos 90 pontos em 100, o que demonstra um nível de excelência. Qualquer pessoa, não Cliente do seguro, pode ter uma teleconsulta com a Médis em menos de 10 minutos e a aposta em soluções digitais como o Médico Online e a App Médis Active permite-nos escalar o acesso à saúde com rapidez, conveniência e segurança, reforçando a nossa vocação de proximidade.

O Grupo Ageas ou a Médis é detentor de todas as clínicas da rede ou há também acordos estabelecidos com empresas terceiras?

Mais uma vez, importa separar a rede do seguro da rede aberta a todos. Na rede exclusiva do seguro, a Médis atua essencialmente através de acordos de prestação, financiando consultas, exames e atos médicos realizados por terceiros. Já na rede aberta a todos, embora existam alguns acordos, é a própria Médis que presta diretamente os cuidados de saúde, assumindo-se como prestadora.

Antes da criação do sistema, a rede era exclusiva aos segurados?

Sim, antes desta transformação que se iniciou em 2018 com a abertura das Clínicas Médis, a marca funcionava exclusivamente como uma seguradora de saúde, o que significava que apenas os clientes com seguro tinham acesso à sua rede de prestadores e serviços. Ou seja, todo o ecossistema estava fechado aos segurados, não estando disponível ao público em geral. A grande inovação foi precisamente a construção de uma rede de cuidados aberta a todos, independentemente de terem ou não seguro Médis. Esta mudança permite agora que qualquer pessoa possa beneficiar dos serviços digitais oferecidos e das Clínicas Médis, afirmando a marca como um verdadeiro sistema de saúde acessível a todos os portugueses.

Qualquer pessoa pode ligar para a linha de atendimento da Médis para agendar uma consulta ou terá uma linha independente?

Neste momento, os serviços de aconselhamento e triagem clínica através da Linha Médis continuam a ser um benefício exclusivo para quem tem seguro Médis. No entanto, para o público em geral, ou seja, para quem não é segurado, existem alternativas igualmente acessíveis para marcação de consultas. Qualquer pessoa pode agendar consultas através dos sites [saude360.medis.pt ou clinicamedis.pt], bem como através da linha telefónica criada especificamente para dar resposta ao mercado aberto. Desta forma, garantimos que todos os portugueses têm acesso facilitado aos nossos serviços, independentemente de terem ou não seguro.

Os clientes com seguros terão atendimento preferencial?

No ecossistema de saúde Médis, segurados e todos os outros portugueses podem aceder de igual forma aos nossos serviços de saúde. Todavia, é verdade que os clientes com seguro beneficiam de algumas vantagens adicionais, que não de atendimento preferencial. Todo o nosso sistema foi desenhado para ser inclusivo e permitir que o próprio seguro de saúde se torne acessível a mais pessoas. Por exemplo, através da utilização da App Médis Active e da Carteira Virtual Médis, qualquer pessoa pode acumular saldo suficiente para adquirir um seguro de saúde Médis, tornando este benefício disponível a um número crescente de utilizadores. O objetivo é democratizar o acesso à saúde e, por isso, estamos comprometidos em promover a inclusão e o bem-estar de toda a população.

Porque decidiram avançar com a abertura do sistema a mais consumidores?

A decisão de abrir o sistema Médis a mais consumidores resulta de várias razões estruturais e sociais. Em Portugal, cerca de 30% da despesa em saúde é suportada diretamente pelas famílias, um valor muito superior à média da OCDE, que ronda os 20%. Além disso, a maior parte do financiamento público é naturalmente canalizada para o tratamento, especialmente num contexto de envelhecimento da população e aumento das doenças crónicas, o que coloca uma pressão acrescida sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Para que o SNS possa continuar a garantir uma resposta de qualidade, é fundamental que se concentre nos cidadãos mais carenciados e nas necessidades mais urgentes. Neste cenário, tanto o setor social como o privado têm um papel importante a desempenhar, em complemento ao serviço público, quer ao nível do acesso, quer na prevenção e promoção da saúde. É precisamente esse contributo que a Médis pretende dar, trabalhando ativamente para melhorar o acesso.

O que esperam obter desta nova aposta?

Além de melhorar o acesso, esta abertura permite à Médis contribuir, junto do público em geral, para a literacia em saúde, a prevenção de doenças e a promoção de estilos de vida saudáveis, áreas onde o setor privado pode ter um impacto transformador. Com esta nova aposta, a Médis pretende afirmar-se como um dos principais players de saúde e bem-estar em Portugal e ser reconhecida como uma marca familiar, responsável e parceiro de saúde de todos os portugueses.

Como garantem a continuidade de qualidade no serviço e atendimento? Não poderá aumentar o tempo de espera para aceder aos serviços de saúde?

A manutenção dos nossos elevados níveis de serviço é uma prioridade absoluta e inegociável. Não teríamos dado este passo de expansão sem a certeza de que conseguimos servir todos os nossos Clientes com a máxima qualidade. Toda a nossa estratégia de crescimento, baseada no modelo buy & build, foi planeada para dar resposta a esta exigência. Assim, estamos totalmente comprometidos em manter padrões de excelência no atendimento e assegurar que o tempo de espera para aceder aos nossos serviços de saúde não aumentará, continuando a garantir uma experiência positiva e eficiente para todos os utentes. Queremos ser o parceiro de saúde que inspira confiança, que cuida, que está próximo e presente, nos momentos que mais importam.

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