O serviço de telemedicina da Médis tratou 87% das solicitações em apenas uma consulta e, desde final de março, o Médico Online prescreveu mais de 660 testes de diagnóstico à Covid-19.

“Durante o período mais crítico da pandemia” – através da funcionalidade Médico Online – a Médis atendeu “mais de 30 mil contactos de orientação clínica, em que a proximidade e aconselhamento dos seus profissionais de saúde foi crucial em muitas destas situações”, anunciou a seguradora.

A funcionalidade foi lançada na app Médis no final de março para os mais de 770 mil clientes da seguradora do grupo Ageas Portugal. A grande maioria dos contactos contabilizados desde então “foram tratados com apenas uma consulta (87,4%), tendo sido prescritas 3.918 prescrições médicas,” realça um comunicado da entidade.

Segundo detalha a fonte, o principal motivo que levou os clientes a procurarem falar com um médico online – serviço gratuito até final de maio – “foi o esclarecimento de sintomas (79%). Logo de seguida, tirar dúvidas sobre medicação ou receitas (11%) e esclarecer questões sobre exames ou análises clínicas (10%). A solução de telemedicina da seguradora foi especialmente procurada por Clientes com idade média de 34 anos”.

Com origem na totalidade de consultas foram prescritos 664 testes de diagnóstico à doença do novo coronavírus (covid-19).

Outra solução diretamente relacionada com a pandemia, foi o serviço de avaliação de sintomas para a COVID-19, disponível para todos os portugueses, mesmo para aqueles que não são clientes Médis, recorda a seguradora. Desde o lançamento, foram contabilizadas 18 392 utilizações. Destas, mais de 15 mil utilizadores não tiveram contacto próximo com pessoas infetadas e apresentavam sintomas como dor de cabeça, fatiga e dores de garganta. Após o resultado obtido, que permite ao utilizador despistar um possível cenário de infeção por covid-19, são apresentadas recomendações de como proceder consoante os sintomas e fatores de risco que apresenta.

Para 39,2% dos casos foi recomendado ligar para um serviço de apoio por um ou mais sintomas leves; e 26,6% dos casos não tinham qualquer tipo de sintoma associado à doença. A idade média dos utilizadores é de 40 anos.

Durante o mesmo período foi também disponibilizada, em parceria com a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e os CTT, a entrega de medicamentos ao domicílio. De Norte a Sul do país foram entregues cerca de 500 pedidos, acrescenta.

Médis tira dúvidas sobre regresso ao trabalho em diferentes setores

Entretanto, a Médis organizou sessões de esclarecimento pela web para responder a questões relacionadas com o regresso ao trabalho em contextos laborais distintos, como Atendimento ao Público (dia 19 de junho), Indústria e Construção Civil (23 de junho) e Escritórios (dia 26).

O nosso dia-a-dia e a forma como pensamos sobre a nossa saúde e a de todos os que nos rodeiam tem estado em transformação. Este novo normal impacta na forma como trabalhamos e as dúvidas sobrepõem-se às certezas, pelo que a Médis como Serviço Pessoal de Saúde, não apenas dos portugueses mas também das empresas nacionais, pretende responder às questões e esclarecer as dúvidas”, introduz um comunicado sobre a iniciativa.

Neste sentido, em parceria com a Atlanticare, a Médis pretende esclarecer dúvidas sobre “as medidas de prevenção da COVID-19 que as empresas e os seus colaboradores devem adotar” nos locais de trabalho. “É uma oportunidade também para fazer questões diretamente a especialistas de Segurança e Saúde no Trabalho nos últimos 20 minutos de perguntas e respostas”, adianta um comunicado.

A participação ou acompanhamento das sessões supõe inscrição e acesso através de ligação digital (https://medisresponde.digitalstream.pt/stream/webinar/).

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